Olá, hoje quero passar algumas informações sobre antenas .
Ë muito importante na escolha da melhor antena e grande ajuda aos vendedores para saberem as funções de cada modelo.
* Distância - A antena a ser escolhida deve cobrir uma distância maior que a aplicação necessária. Caso seja utilizada uma antena operando em sua capacidade máxima, provavelmente os sinais chegarão mais fracos que o exigido pela aplicação.
* Largura da onda - Expressa em graus, a largura de onda denota o alcance de um sinal. Geralmente, quanto mais larga for a onda, mais curta será a área de cobertura. Por outro lado, as ondas mais largas compensam os fatores ambientais, como o vento, que afetam adversamente a performance da antena.
* Ganho - Expresso em dbi, é o aumento da potência do sinal após processado por um dispositivo eletrônico. Usualmente, ganhos maiores revertem em distâncias maiores, contudo maiores distâncias exigem largura de onda menor e margem de erro muito maior. Para evitar esses problemas, alguns fatores como vento e prédios existentes no trajeto do sinal devem ser considerados no projeto da rede wireless.
Existem dois tipos de antenas , Omni-direcional e Direcional para aplicação wireless .
* Omnidirecional
As antenas omnidirecionais cobrem 360º no plano horizontal. Elas trabalham excepcionalmente bem em áreas amplas ou em aplicações multiponto. Usualmente, este tipo de antena é utilizado em estações base, com estações remotas colocadas ao seu redor.
* Direcional
As antenas direcionais concentram o sinal em uma única direção. Seus sinais podem ter alcance curto e amplo, ou longo e estreito. Via de regra, quanto mais estreito o sinal, maiores distâncias ele alcançará. Normalmente, este tipo de antena é utilizado em estações remotas para fazer a comunicação entre estas estações com uma ou mais estações base.
Antes de definir a antena exata , devemos ter informações sobre :
# Topografia
# Freguência
# Tipo de antena
PARABÓLICAS
São indicadas para aplicação a grandes distâncias , temos a fechada no formato de disco e a (grelha) aberta . A fechada sofre com a ação de ventos , enquanto a Grade por ser vasada não tem esse problema .
SETORIAL
Como diz o próprio nome, é usada para cobertura por setor . Tem setoriais de 90 , 120 e 180 .
São muito usadas por provedores para distribuição do sinal a seus clientes .
YAGY
São antenas rígidas usadas externamente em ambientes de condições hostis. Foram projetadas para resistir a formação de gelo, chuva pesada, neve e ventos fortes. Os sinais podem chegar a 30 Km, em condições eletricamente visual .
Parte deste material .
http://www.mundowifi.com.br/antenas/254-modelos-mais-comuns-de-antenas-wireless.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ao contrário do que muita gente pensa, a antena é um dos elementos mais importantes na comunicação. Sem uma antena bem dimensionada, nada vai adiantar ter um radio potente. Tenho casos em meu provedor de link ponto a ponto com 33 Km de distância usando radios de apenas 18 dbm usando antenas de 27 dbi em 5,8 Ghz. Esse link chega a passar até 8 megas eficientemente.
Postar um comentário