segunda-feira, 2 de junho de 2008

Mikrotik

Olá amigos , hoje quero falar sobre routerboards .


ROUTERBOARDS são plataformas para colocar cartões mini pci {rádios} , algumas para um cartão RB 411 e podendo até quatro cartões no caso da RB 600 . Elas são fabricadas na Latvia pela empresa Mikrotik fundada em 1995..
As diferenças básicas entre as Rbs sáo basicamente o Processador, memória , saida de rede . a quantidade de cartões que suportam como tambem quais são compativeis.




Esta empresa é a mesma que fabrica o Software RouterOS , que é um software licenciado que transforma a plataforma X86 em um aplicativo de gerenciamento da rede {router}.

As routerboads vem com uma licença .. de nivel diferentes e funções t/bem.

Sistema Operacional Mikrotik RouterOS™:Roteamento:Suporta imensas tabelas de roteamento. Cada rota estática pode ter o seu próprio default gateway. A seleção da tabela de roteamento a ser usado segue o seguinte critério:
Source/destination address
Protocol, port
Interface Protocolos de roteamento:Protocolos de Roteamento habilita a troca de informações entre roteadores e facilita a administração da rede. Os seguintes protocolos de roteamento são suportados:
RIP v1 e v2
OSPF
BGP Bridge:Mikrotik RouterOS™ suporta bridge em interfaces Ethernet, Ethernet over IP (EoIP), Prism, Atheros e RadioLAN. As interfaces em modo bridge podem ser filtradas pelo firewall.
Spanning Tree Protocol (STP)
Múltiplas interfaces em modo bridge
Suporta seleção de protocolo para ser descartado ou encaminhado a outra interface
Tabela MAC address pode ser monitorada "on-the-fly" (tempo real)
Interfaces da bridge podem ser protegidas por firewall Bridges transparentes entre LANs remotas:Redes remotas podem ser acessadas transparentemente através de conexão VPN criptografada com túneis Ethernet over IP. É necessário um Mkrotik™ Router por nó remoto de rede.
Recursos VPN, EoIP e Bridge já são inclusos na licença básica
PPTP, L2TP ou IPsec podem ser usados para assegurar a VPN Gerenciamento de bandaQueuing: MikroTik RouterOS™ suporta Class Based Queuing (CBQ) para limite de banda. É possível o limite de um IP, MAC Address ou a subnet. Queuing pode ser configurado baseado em:
Source/destination address
Protocol, port
Diversos outros parâmetros Administração do Roteador:Mikrotik RouterOS™ suporta acesso remoto via Telnet, SSH ou interface GUI. Arquivos, pacotes de aplicativos e atualização podem ser enviados via FTP. A interface gráfica (GUI) chamada Winbox permite uma rápida e fácil administração real-time, assim como gerenciamento e monitoramento.

Nenhum comentário: