segunda-feira, 23 de junho de 2008

DIFERENÇA ENTRE HUB, SWITCH E ROTEADOR .

Bem amigos , muitos me perguntam qual a diferença entre HUB ,SWITCH e ROTEADOR .
Após algumas pesquisas encontrei esse material postado abaixo que achei muito legal e que possa ser de grande valor aos interessados .



HUB

HUB , é um equipamento mais utilizado em REDES pequenas (domésticas ), pode ter várias portas para conexão de cabos de rede e periféricos ( 8,16,24,32,48 ). Pelo HUB passam todas as informações enviadas de um computador para outro. Porem toda vez que um computador envia uma menssagem , os demais tem que esperar liberar o sinal para enviar t/bem . Justamente por esse motivo que é usado em pequenas redes .

SWITCH

O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.

O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.


ROTEADORES


O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Daí o nome de roteador.

Existem basicamente dois tipos de roteadores:

Estáticos: este tipo é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento;

Dinâmicos: este é mais sofisticado (e conseqüentemente mais caro) e considera se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho se esse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão de dados para elevar a taxa de transferência.

Os roteadores são capazes de interligar várias redes e geralmente trabalham em conjunto com hubs e switchs. Ainda, podem ser dotados de recursos extras, como firewall, por exemplo.

Noa dias de hoje temos agora Routers Wireless , que alem de ser seguro e proteger sua rede, torna nossa vida muito mais fácil pois não precisamos ficar passando cabos e nos limitarmos a distâncias para fazer essa conexão e deixar sua rede funcionando perfeitamente.

Falarei sobre isso nas próximas postagens ok .

Fonte : http://www.infowester.com/hubswitchrouter.php

Nenhum comentário: